OpenIDEO is an open innovation platform. Join our global community to solve big challenges for social good. Sign Up / Login or Learn more

Num corredor, um quadro com um desafio à comunidade...

Recordação irrefletida: a imagem da ideia levada à prática pela personagem do professor Lambeau no filme "O bom rebelde"

Photo of Carlos Marques
0 3

Written by

Tem sido uma boa descoberta, não só estes conceitos de inovação aberta, cocriação e crowdsourcing como esta plataforma OpenIDEO, concebida pela empresa de design IDEO, e os desafios aqui lançados.

Termos uma plataforma de inovação onde pessoas do mundo inteiro possam participar, enviando ideias para solucionar problemas globais no âmbito de desafios a comunidades online é uma abordagem que não me era conhecida até hoje.

Já li algumas das ideias, por questões de interesses de momento privilegiei as que, abordavam de modo mais óbvio a área temática da inovação, e foi rara aquela que não me tenha acrescentado uma nova perspetiva de ver o tema.

Tendo entrado já quase na reta final para colocação de highlights, neste highlight optei por não destacar nenhuma ideia em particular, mas antes destacar esta plataforma no seu todo. Seguramente que, numa próxima ocasião, terei oportunidade de participar não só com highlights abordando ideias específicas, como até participar com ideias minhas :)

Sendo novo por estas bandas julgo ter, rapidamente, “absorvido” o modelo de funcionamento desta plataforma. Recorrendo à referida plataforma online, constatei que qualquer membro de uma qualquer comunidade do mundo pode enviar ideias e envolver-se nos desafios para resolvê-los de forma coletiva. Pelo que percebi, estas ideias passam por três fases de depuração até à eleição e parece-me que algumas delas chegam a ser desenvolvidas e implementadas. A 1ª fase é a da inspiração que procura compartilhar histórias e experiências. A 2ª é a concetualização que utiliza as ideias da fase anterior para criar uma ideia única. Por fim, vem a 3ª e última fase, a da avaliação, em que ocorrem “aplausos” e afinamentos unindo-se os conceitos para assim serem potenciados. Os “aplausos” da comunidade contribuem para que os desafios prossigam para a fase seguinte, ou seja, a própria comunidade escolhe quais são as melhores ideias a serem selecionadas.

Uma vez que a plataforma não disponibiliza de incentivos financeiros aos vencedores, a motivação da sua participação está no reconhecimento que lhes é atribuído pela contribuição em parte da solução de grandes problemas globais.

Um filme veio-me de imediato à cabeça no processo inicial de descoberta desta plataforma: “O bom rebelde”. Não tanto pelo argumento do mesmo, mas apenas pelo fragmento do mesmo em que é passada a imagem da ideia levada à prática pela personagem do professor Lambeau quando desafia os alunos a resolverem um teorema, deixando-o exposto no corredor da universidade de Boston… um quadro com um desafio à comunidade…

Find this story inspiring? Add your own!

0 comments

Join the conversation:

Comment